Comentarista Nota 10 - Fevereiro


Iniciamos oficialmente o ano literário do blog Sempre Romântica! E, claro que não poderíamos começar sem a promoção Comentarista Nota 10 para dar o pontapé inicial a essa jornada. Para estrear, temos como prêmio um maravilhoso romance de época, um dos gêneros mais lidos e resenhados aqui no blog.

Se você ainda não sabe, está aqui como o Comentarista Nota 10 funciona: 

Ao longo do mês, diferentes postagens serão publicadas no blog. Ao final do mês elas serão numeradas e faremos um sorteio para selecionar uma dessas postagens. Os comentários nesse post específico serão analisados — com a minha contribuição e o auxílio dos colaboradores do blog — e o comentário mais criativo e que melhor se adeque ao tema levará para casa um prêmio (um livro) previamente selecionado.

O comentarista nota 10 ganhará um livro de um autor nacional, autografado. E o título deste mês é:


Tempos de Liberdade - Chiara Ciodarot

Livro premiado revela a importância de três mulheres que não se adequaram aos papéis que lhes foram designados na Independência do Brasil
O grito do Ipiranga, entoado por Dom Pedro, virou o símbolo da Independência do Brasil. Exatos duzentos anos depois, a editora Ubook lança Tempos de Liberdade, de Chiara Ciodarot, romance histórico que apresenta uma nova perspectiva dos momentos que cercaram o fim do Brasil colônia, revelando a importância de três mulheres que desempenharam papéis ativos na luta pela independência.

O livro ganhou o Prêmio de Incentivo à Publicação do Bicentenário da Independência e conta a história de três Marias.

No bicentenário da independência, conhecer melhor mulheres que ajudaram a fazer a história e foram verdadeiras heroínas da Guerra da Independência do Brasil é vital para a continuidade da luta pela liberdade de direitos no Brasil.

Maria Leopoldina
A Imperatriz Maria Leopoldina movimentou o cenário político de maneira mais assertiva do que o próprio marido, de modo a fortalecer a postura separatista dos governantes.

Maria Felipa
Maria Felipa, escrava liberta, organizou a resistência na costa da Ilha de Itaparica, ajudando a afundar 40 embarcações portuguesas e enfraquecendo o cerco dos colonizadores.

Maria Quitéria
Maria Quitéria foi a primeira mulher a fazer parte do Exército brasileiro e lutou diretamente na Guerra da Independência, como soldado.

As três Marias
Maria Leopoldina, Maria Felipa e Maria Quitéria tiveram vidas muito distintas, porém com objetivos convergentes: libertar a si mesmas e libertar sua pátria. Três mulheres que não se adequaram aos papéis que lhes foram designados. Três mulheres que, a despeito do preconceito e das barreiras impostas pela sociedade de seu tempo, não abririam mão da liberdade.

Os critérios usados para avaliar o melhor comentário serão:

- Estar dentro do assunto relacionado na postagem;
- Ser coerente e expressar sua opinião com clareza;
- Ter criatividade ao abordar o assunto focado no post;
- Ter prazer em comentar (porque dá para sentir quando alguém nem ao menos leu a postagem e só comenta por obrigação).

A proposta do Comentarista Nota 10 é reconhecer o comentário mais original no post selecionado. Além disso, essa iniciativa serve como uma forma de agradecer e recompensar nossos seguidores e comentaristas engajados, que constantemente acompanham as resenhas e todas as publicações do blog, enriquecendo nosso espaço com suas participações.

P.S.: Quem quiser aderir à ideia em seus blogs, favor avisar e dar os devidos créditos.

P.S.2: As postagens feitas em Janeiro, período em que o blog esteve em recesso, também valerão para o Comentarista Nota 10 - Fevereiro.



Sobre a autora:
Chiara Ciodarot
(1982) nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. É Doutora em Literatura Contemporânea (PUC-Rio) e Mestre em Literatura Brasileira (PUC-Rio), tendo se especializado em Guimarães Rosa e estudos de Crítica Genética. Começou a carreira de escritora aos 12 anos, escrevendo peças para a turma de teatro da escola. Aos 17 anos publicou seu primeiro conto e poesia numa coletânea de jovens autores (Litteris). Teve seu trabalho apresentado na exposição Poesia Agora (Museu da Língua Portuguesa SP e Centro Cultural dos Correios Salvador e Rio). Teve publicado um young adult sobrenatural Teatro de Vampiro (Aldeia dos Livros). Foi finalista do Prêmio SESC 2011 com o romance Noites Pretas e Brancas (Chiado) e ganhou o Prêmio de Incentivo à Publicação Bicentenário da Independência com o romance biográfico Tempos de Liberdade (Ubook). É conhecida por sua série de romances de época O Clube dos Devassos (Freya).


Siga a autora nas redes sociais:
Facebook: Chiara Ciodarot
Instagram: @chiaraciodarot

Nenhum comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!