Nunca enfrentei tanta dificuldade para iniciar uma resenha quanto agora, e a única solução que encontrei foi simplesmente sentar diante do computador e começar a escrever.
Meu primeiro contato com "Invisível" aconteceu na Bienal do Livro de São Paulo, no estande da Editora Arqueiro. O livro me ganhou à primeira vista pela sua capa: simples, leve e significativa, que, embora não revele nada sobre a trama, transmite muito. Isso despertou em mim uma enorme vontade de lê-lo. Eu só não esperava me sentir tão impactada pelo que encontrei, ao descobrir, em uma narrativa despretensiosa e leve, um tema tão profundo, doloroso e devastador.
"Invisível" conta a história de um menino, que é referido apenas como “ele” ao longo da narrativa, sem nomes ou títulos, sendo apenas um garoto cuja vida foi destruída por monstros — criaturas que estão presentes em toda parte e que, em certos momentos, somos até mesmo nós.
Neste texto, encontramos uma variedade de faces que representam diferentes monstros: aqueles que assistem sem fazer nada, os que filmam, os que riem, os que simplesmente ignoram o que acontece, e o verdadeiro monstro, aquele que pratica o bullying. O livro "Invisível" aborda essa questão, uma realidade que afeta a vida de muitas pessoas ou que faz parte de um passado repleto de cicatrizes, tanto físicas quanto psicológicas. A dor do bullying é intensa, mas as marcas também são deixadas em quem presencia e permanece em silêncio, mudo na sua indignação.
Ainda estou profundamente impactada pelo que li. "Invisível" nos faz refletir de várias formas, mergulhando-nos em um labirinto de emoções e fazendo-nos compartilhar a dor do protagonista. Além disso, nos leva a considerar o comportamento das outras pessoas. O que motiva alguém a praticar bullying? Não estou tentando justificar isso, longe de mim, mas a leitura deste livro permitiu explorar todas as nuances do bullying, tanto do lado da vítima quanto do agressor. E esse é o ponto forte desta narrativa: a capacidade de tentar entender.
Sem dúvida, este é um livro que merece ser lido, necessário tanto nas escolas quanto na vida cotidiana. Eu o recomendaria para todas as idades e para aqueles que têm a sensibilidade de aprender com uma narrativa. Uma história desse tipo pode beneficiar muitas pessoas, tanto as que sofreram agressões quanto aos agressores, do invisível ao caçador.
Eu acrescentaria: mergulhe na leitura de "Invisível" e reaja!
Eu acrescentaria: mergulhe na leitura de "Invisível" e reaja!
Quem nunca desejou ser invisível? Quem nunca desejou deixar de ser?Uma história comovente sobre bullying e as perigosas consequências de fecharmos os olhos.Um livro necessário para adolescentes, pais e professores.Comovente, emocionante, diferente...Através dos olhos de um adolescente, Invisível conta uma história que poderia ser a de qualquer um de nós. Mas que muitos preferem não ver.
Oi, Leninha
ResponderExcluirJá conhecia Invisível pela capa, pois vi fotos dele nos perfis que sigo no insta, mas essa é a primeira resenha dele que leio.
E já quero ler!!
Eu passei bullying por muitos anos na escola, e é terrível, é algo que te impacta muito. Hoje, de certa, forma ainda convivo com a cicatriz.
Não é fácil. É algo que te machuca ao ponto de você perder seu amor próprio.
Mas, ao mesmo tempo, eu entendo que tem pessoas que praticam o bullying por ter seus buracos dentro de si, suas dores... nada justifica, mas a gente passa a entender.
Vou querer lê-lo com certeza!
Bjs
Leia esse livro, Ana. Pelo jeito ele é um retrato do que você viveu.
ExcluirBjs
Olá! É tão bom quando a gente se depara com leituras assim necessárias, que nos fazer pensar, repensar e o mais importante rever nossos conceitos sobre um monte de coisa. Na minha época de escola não se falava em bullying, mas hoje em dia, trabalhando em uma escola eu vejo o quanto essa prática é devastadora e o quanto ela pode marcar na vida de uma criança/adolescente, fiquei bem curiosa em relação a leitura e claro que ei de ler e porque não indicar por aqui onde trabalho.
ResponderExcluirNossa, se você trabalha em escola precisa ler, certeza que você vai indicar para a biblioteca ter vários exemplares. Apenas leia.
ExcluirBjs