Lágrimas de Amor e Café – Babi A. Sette


Após quarenta minutos do segundo tempo, finalmente chega hoje a resenha de mais um título do Projeto: Desencalhando livros da estante 2024. O livro da vez é "Lágrimas de Amor e Café", da autora sorteada Babi A. Sette.

Essa foi uma leitura feita em pequenas etapas; comecei no início de setembro e só finalizei ontem. Optei por intercalar essa obra com outras que estava lendo, a fim de não acumular livros de parceria. Agora, finalmente, sentei para escrever a resenha desta história, que me surpreendeu bastante.

Mais um encantador romance da autora, que já conquistou um espaço especial entre minhas favoritas. Sempre que embarco em uma obra da Babi, sou surpreendida, pois suas histórias nunca se assemelham a anterior. Ela transita entre os gêneros de forma excepcional, escrevendo tanto romances de época quanto contemporâneos, sem perder seu charme. Contudo, nada me preparou para as emoções que senti durante e leitura desse belo romance.

"Lágrimas de Amor e Café" narra uma história que poderia muito bem ter sido vivida por qualquer mulher do século passado, durante as primeiras décadas do Brasil colonial, no contexto triste da escravidão, logo no início da imigração italiana. Para apoiar seu pai e sua irmã, que enfrentavam tempos difíceis na Itália, Angelina aceita se casar com um Barão do Café no Brasil, chamado Pedro. Um homem que possuía tudo o que almejava, controlando com mãos firmes todas as suas posses, para ele Angelina não era mais que um adorno, um item decorativo para ser mostrado e exibido conforme seu capricho. 

Preciso admitir que passei toda a narrativa em constante expectativa, sempre temendo o pior a cada nova página. A trajetória de Angelina, que começa com seu casamento com Pedro, sua mudança definitiva para o Brasil e o início de uma vida reclusa, marcada por sofrimento e tristeza, foi, sem dúvida, angustiante. Testemunhar a personagem encontrar o amor, contrariando todas as previsões, fez meu coração quase parar a cada momento. Uma onda de medos que tornou quase impossível respirar aliviada ao final.  

Angelina ansiava por ser feliz ao lado do esposo, sonhando em viver o amor que presenciava entre seus pais, mas teve que se resignar a um marido agressivo, intolerante e violento em vez disso.

Vincenzo chegou ao Brasil com um sonho: abrir seu próprio restaurante e ajudar seus familiares que ficaram na Itália. Contudo, logo após sua chegada, viu seus sonhos se desmoronarem e acabou indo trabalhar nas propriedades do marido de Angelina. Ele já a tinha avistado no navio durante sua vinda para o Brasil e foi amor à primeira vista. Mas ela era a senhora da casa, a mulher inatingível, a quem ele admirava apenas com os olhos, dia após dia. 

Um amor impossível, dois corações em busca da felicidade, e um vilão aterrorizante.  Deu para sentir o que iremos encontrar nessa leitura? Pois então, fiquei durante toda a leitura envolta em suspense, com um temor genuíno de que uma tragédia pudesse se desenrolar a cada página que eu virava. Mas, no fim das contas...  

Eu realmente gostei muito. É uma leitura que cativa o leitor, uma excelente escolha para integrar este projeto que tem me proporcionado apenas boas leituras.

Fragilizada pela morte da mãe e a miséria na Itália, Angelina aceita a proposta de um estrangeiro rico que oferece não só casamento, mas também conforto para seu pai e sua irmã caçula.

Decidida a ajudar a família, ela embarca para um país distante tendo como companhia somente a escrita e os romances que ama, já que durante a viagem o marido se revela muito diferente do príncipe que sonhou um dia conhecer. Vincenzo também tem o Brasil como destino e, por uma traição, vê seus sonhos roubados logo que desembarca no novo país. E é na fazenda de um barão do café, onde Angelina é senhora e também vítima do marido cruel, que Vincenzo acaba achando trabalho.

Em meio a encontros e conversas nasce entre ambos uma amizade verdadeira e uma paixão secreta que pode colocar em risco não apenas a vida deles, mas também a segurança de outras pessoas. Vincenzo e Angelina teriam coragem o bastante para esquecer as proibições, passar por cima dos perigos e viver esse grande amor?

3 comentários

  1. Leninha!
    Realmente os livros da Babi são extasiantes.
    Só de ler sua resenha, meu coração ficou apertado aqui e já na torcida para que o amor entre eles se concretizasse, mas tem o tal marido agressivo, afffe!
    Tomara que ela não sofra muito.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eita que pelo jeito as lágrimas não vão ficar apenas no título do livro hein. Eu tenho esse livro aqui na minha lista a algum tempinho e mesmo amando romance de época, esse eu tenho adiado, justamente por toda carga emocional que a leitura traz. Mas mesmo com meus receios, espero ler um dia, ainda mais porque sei o quanto a Babi é talentosa.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leninha
    Esse livro é emocionante demais!!
    Adorei!!!!
    Virei a noite lendo e o final me fez suspirar muitooooooo!!!!!!
    A Angelina sofre muito. Meu Deus, eu fiquei a leitura toda de coração apertado, depois no final foi coração acelerado!!
    Aliás, que final foi aquele!!
    Parecia final de novela!!
    Um livro lindo e necessário, pois é muito importante falarmos sobre relacionamento abusivo, liberdade de escolhas etc.
    Bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!