Carla Guerson tem uma mão que conversa. E "O som do tapa" é um diálogo. Um único, que se desdobra em inúmeros. Contos, histórias, versões de si - e do ser: mulher.
É doloroso. E delicado. E cheio de subversões, sobressaltos. Faz carinho como se cada palavra fosse um soco - na boca do estômago, no epicentro da alma. É também visceral (cruel de um jeito sereno). A chave, a fechadura, o passarinho preso - e a liberdade, finalmente a liberdade.
Os contos desse livro fazem voltas nas várias facetas do feminino. Na verdade, desdobra todas as mulheres que habitam a autora (peguei aqui uma das declarações dos seus agradecimentos).
O fato é que todos contam mulheres. Mães, filhas, avós, mulheres ocupando o mundo de alguma forma. Movendo o mundo, mundo as direções e sendo esmagadas - e também esmagando.
Não é fácil lê-lo, mas é. Tem um gosto de literatura que não larga, que impregna. Por isso nos penetra, sem pena, sem reservas. E nos escancara com sua fluidez, com sua agilidade, com seus fins abruptos.
Sair inteiro é impossível. Mas saímos vivos, com certeza. E melhores. E mais tocados. E mais atentos também. Saímos de um jeito não necessariamente novo, mas diferente, como se algo de dentro fizesse mais sentido.
Boa leitura!
Em O som do tapa, Carla Guerson coloca a faca na ferida. O conto que dá título à coletânea deixa claro o estilo da autora: sua escrita é direta, envolvente e contempla medos e segredos comuns às mulheres. Estupro, violência doméstica, perdas, maternidade, relacionamentos abusivos, sobrecarga feminina, conflitos familiares, sexualidade, autoimagem, dentre outros assuntos, são abordados com muita intimidade. Suas personagens femininas são marcantes e abrangem diferentes faixas etárias e classes sociais, apresentando uma seleção muito rica de tipos femininos, sem nenhuma romantização, ao longo dos 28 contos. Um verdadeiro apanhado sobre o que é ser mulher na nossa sociedade.
Não conhecia este livro, parece ser tocante.
ResponderExcluirGosto de ler contos, ainda mais estes que "falam com o leitor".
Valeu pela dica de leitura.
Acredito que seja um livro poderoso, fascinante de ler
ResponderExcluir.
Saudações cordiais.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Ronaldo com sua alma poética não poderia falar de um livro que parece ser tão intenso de outra forma,senão a poética!!!
ResponderExcluirQue coisa mais linda, ao mesmo que diz tanto, acaba não dizendo nada. Permitindo a nós, leitores, que queiramos ler cada uma dessas mulheres, sentir tudo que elas sentem e com isso, mudar nossa vida!!!
Adorei a indicação!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Ronaldo!
ResponderExcluirQue linda sua forma poética de escrever uma análise, de um livro que mostra a verdadeira realidade feminina que vivenciamos diariamente, se não diretamente de alguma forma, mas das mulheres que vivem perto de nós. Imagino que pode ser doloroso, entretanto, é necessário.
cheirinhos
Rudy
Olá! Acredito que esses livros que acabam trazendo essa leitura mais pesada, mas muito necessária nos faz refletir e nos trona melhores após cada virada de página. É aquele tipo de leitura que todos deveriam fazer e de grande importância para o crescimento de cada um, pois acima de tudo ensina.
ResponderExcluir