Confissões – Kanae Minato


Confissões, livro da japonesa Kanae Minato, é um thriller surpreendente: mistura suspense e drama em uma vingança implacável - com consequências que desencadeiam inúmeros traumas e reverberam por muitas vidas.

Após perder sua filha em um suposto acidente (e que, mais tarde, descobre-se tratar de um assassinato) uma professora decide se afastar da escola que lecionava. Mas, antes disso, ela tem um plano implacável que pretende colocar em prática como um último ato: vingar a morte da pequena.

Contada em poucos capítulos, mas com muitas perspectivas, a história prende a atenção do leitor do início ao fim. Com uma voz autoral autêntica e potente, Kanae Minato consegue criar uma narrativa com várias surpresas, que se revelam página a página, em uma trama intrigada, fluída e impossível de largar.

O mais impressionante na minha experiência de leitura foi descobrir que, muito mais importante do que saber o que estava por trás desse acidente/assassinato, era entender o que levou o ato a se concretizar.

E aqui a autora mostrou toda a engenhosidade e grandiosidade da história. Ela explora o lado psicológico dos seus personagens de maneira brilhante, traçando uma linha tênue de personalidade para cada um que divide - ou não - o bem e o mal, certo e errado, em uma ambivalência que mantêm um tom equilibrado durante toda a obra.

Mais do que recomendado, acho que é um livro que vai ser apreciado por leitores de vários gêneros - embora caminhe por esse suspense inevitável, a obra traz elementos interessantíssimos de outros sub-gêneros, com diálogos afiados (quando aparecem) e cenários universalizados.

Espero que essas impressões tenham despertado seu interesse, pois foi uma das minhas melhores leituras do ano - e garanto que pode entrar na sua listinha também.

Boa leitura!

Seus alunos mataram sua filha. Agora ela quer se vingar.
O mundo da professora Yuko Moriguchi girava em torno da pequena Manami, uma garotinha de 4 anos apaixonada por coelhinhos. Agora, após um terrível acontecimento que tirou a vida de sua filha, Moriguchi decide pedir demissão.
Antes, porém, ela tem uma última lição para seus pupilos. A professora revela que sua filha não foi vítima de um acidente, como se pensava: dois alunos são os culpados. Sua aula derradeira irá desencadear uma trama diabólica de vingança. Narrado em vozes alternadas e com reviravoltas inesperadas, Confissões explora os limites da punição, misturando suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal, culminando num confronto angustiante entre professora e aluno que irá colocar os ocupantes de uma escola inteira em perigo.
Com uma escrita direta, elegante e assustadora, Kanae Minato mostra por que é considerada a rainha dos thrillers no Japão.
Você nunca mais vai olhar para uma sala de aula da mesma maneira.


3 comentários

  1. Ronaldo!
    Nossa! Parece bem doloroso, matar uma criança de 4 aninhos, é demais.
    E já que citou ser a questão psicológica a mais importante que motivou o assassinato, fiquei intrigada, sabe? Para mim nada justifica.
    Ainda assim, deve ser uma boa leitura já que vários estilos se mesclam no livro.
    "Você nunca mais vai olhar para uma sala de aula da mesma maneira." esse trecho me deixou arrepiada, parece terror, afffe!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Mas gente, é impossível não se sentir instigado com essa leitura, ainda mais por conta de todo esse mistério que roda não o crime em si, mas sim seu real motivo, aliás, coisa da qual eu acho que não tem motivo né! Então o jeito é encarar a leitura e tentar entender melhor tudo isso.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo e lembre-se, todos serão respondidos.
Portanto volte ao post para conferir ou clique na opção "Notifique-me" e receba por email.
Obrigada!