Estou aqui em frente ao computador sem saber ao certo como iniciar essa resenha, me faltam palavras para expressar o turbilhão de emoções que sinto agora ao lembrar a leitura desse livro maravilhoso.
Ainda estão frescas em minha memória as sensações de impotência que senti a cada página, sabendo que fatos assim acontecem pelo mundo afora e são poucos os que levantam a bandeira contra isso, eu me refiro é claro ao “Tráfico Humano”.
Cruzando o Caminho do sol nada mais é que um relato sobre vidas esmigalhadas por um destino que lhes é imposto, por pessoas cruéis que vivem do lucro sobre a vida alheia, num negócio rentável e duradouro.
Assim começa o livro. O autor narra a vida de Sita e Ahalya, duas garotas de classe média indiana que viviam sob o teto dos pais, uma família amorosa e feliz. Surpreendidos pelo tsunami que assolou o sudeste da Ásia no ano de 2004, as duas irmãs, únicas sobreviventes da tragédia, são lançadas no mundo obscuro e cruel do tráfico humano. Aviltadas, humilhadas, denegridas e separadas pelo destino, seguem durante toda a leitura numa busca incansável pela sobrevivência.
Paralelamente à história, somos apresentados a Thomas, um advogado que sempre buscou fama e reconhecimento na sua área, e que de repente se vê sozinho, abandonado pela esposa e afastado da empresa onde trabalha. Mas um fato ocorrido durante uma viagem o faz perceber que um mundo de possibilidades existe e que seu talento pode ser usado em uma causa maior.
Ele então decide novos rumos para sua vida e se vê incumbido de uma missão humanitária que envolve vidas, vidas essas que precisam ser resgatadas.
Um livro pungente, dilacerante, numa realidade crua, mais acima de tudo carregado de esperança. Durante a leitura me peguei pesquisando sobre a vida na Índia e me surpreendendo com relatos sofridos de um povo, por assim dizer, "esquecido", cujas vidas são negociadas naturalmente como fato corriqueiro.
O livro prende do início ao fim, nos tortura com fatos tão tristes e ao mesmo tempo nos ensina uma bela lição de redenção e esperança.
Com certeza você vai se emocionar, se revoltar, chorar (assim como eu chorei em algumas partes), mas acima de tudo faz você parar para refletir. Há muito que pode ser feito. A realidade do tráfico humano não acontece apenas na Índia, Rússia, Estados Unidos, ela acontece aí fora, na sua rua, em lugares que você nem desconfia. Pode acontecer com qualquer um, pode acontecer com você.
São muitos os aliciadores que apresentam vantagens e oferecem uma vida fácil, empregos maravilhosos pelo mundo, enchem nossos olhos e são muitas as pessoas que se iludem e de repente são feitas prisioneiras de uma realidade cruel e desumana, temos que abrir os olhos e, se possível, denunciar.
São muitos os aliciadores que apresentam vantagens e oferecem uma vida fácil, empregos maravilhosos pelo mundo, enchem nossos olhos e são muitas as pessoas que se iludem e de repente são feitas prisioneiras de uma realidade cruel e desumana, temos que abrir os olhos e, se possível, denunciar.
Cruzando o Caminho do sol não é apenas um livro, ele é um alerta. Cabe a cada um ficar atento aos sinais.
Recomendo a leitura primorosa desse livro! Mas pare tudo hoje e comece a ler, com certeza você não vai se arrepender.
Quando li a sinopse desse livro já esperava algum drama, mas nada no nível do que sua resenha me passou.
ResponderExcluirFiquei nervosa e ansiosa para saber mais, mesmo que saiba que não será uma leitura fácil e descomplicada. Muitas vezes é mais fácil virar o rosto para o lado, que enxergar os males do mundo.
Amei a resenha e com certeza será minha próxima leitura.
Beijos
Essa vai ser uma das minhas próximas leituras. Desde que o livro chegou aqui e li a sinopse com calma fiquei muito curiosa pra ler. Me atraiu. Espero gostar dele tanto quanto você gostou.
ResponderExcluirDe vez em quando é bom ler coisas que sacodem o mundo da gente, né?
Adorei sua resenha. Gosto muito quando a resenha é assim, emocionada e passando o que o leitor sentiu. Se já não conhecesse o livro, nem precisaria da sinopse pra me convencer. Essas pra mim são as melhores resenhas.
Beijos!
Depois quero saber a sua opinião sobre o livro.
ResponderExcluirObrigada Lilian, aguardo sua visão sobre o livro.
ResponderExcluirNem preciso dizer que estou em depressão pós leitura né?
Ta complicado achar outro para ler, apesar das inúmeras opções.
Ah, esse é o próximo que vou ler... espero gostar tanto quanto você... adoro esses livros que mexem com a gente, que nos revolta e nos levam as lágrimas...
ResponderExcluirE para depressão pós leitura, nada melhor que um livro de banca bem leve, romântico e com final feliz garantido...
beijos,
Dé
Acredita que eu ainda nem tinha lido a sinopse do livro? Mas de qualquer maneira ele esta aqui na fila para ser lido o mais rápido possível, porém foi muito bom ler a sua resenha pois agora eu ja faço uma idéia do que vou encontrar no livro que pelo visto é bom mesmo.
ResponderExcluirVanessa - Balaio
Uma ótima leitura com certeza!
ResponderExcluirAssim que você terminar não esqueça de voltar e me dizer o que achou.
Beijos!
Já separei um livro de banca para ler, a Juliana deu a mesma dica. Agradeço às duas!
ResponderExcluirNão esqueça de voltar depois e me dizer o que achou do livro, adoro trocar figurinhas.
Beijinhos!
Ótima resenha. O livro parece ser bem marcante e traz a reflexão um assunto importante.
ResponderExcluirbjokas
Oi Lena!
ResponderExcluirMenina, que resenha apaixonada! É depressão pós livro na certa kkkk
Adorei conhecer um pouco mais do enredo do livro, que com certeza vai subir na pilha de leitura \o/
O importante que o feriado está ai, e vou dividir meu tempo de leitura com os estudos \o/
Bjs!
Carla
http://www.historias-semfim.com/
Oi Leninha!!! Não li a resenha pq esse é um dos próximos da lista e não quiz me influenciar. Assim que ler volto e conferimos se nossas opiniões são parecidas.
ResponderExcluirbjs
Boa tarde, Lena!
ResponderExcluirNossa, sua resenha ficou maravilhosa .Se tem muito drama, com certeza vou me desmanchar em lágrimas .Eu não imaginava que se tratava de tráfico de pessoas.
Beijos
Luciana
♪♥ Apaixonada por Romances♥ ♪(✿◠‿◠) http://www.apaixonadaporromances.com.br
Oi, Leninha.
ResponderExcluirEste livro é a minha próxima leitura, já que sempre fui fascinada pela Índia. que me instigou desde que li a sinopse.
Você sabe o quanto aprecio dramas focados na realidade nua e crua e não vejo a hora de lê-lo!
Você conseguiu passar toda a emoção contida na leitura!
Sei que este vai ser um baque pra mim, assim como foi "Apátrida", "O Arquiteto do Esquecimento", "Vítimas do Silêncio", "Sentimento Fatal" entre outros.
Apesar de temas distintos, é um choque na realidade.
Beijos.
Oi Lena!!
ResponderExcluirFazendo um teste aqui kkk
Me pareceu melhor ainda com esta resenha,agora quero muito ler,bjs
ResponderExcluirLuciane
Oi Lena!
ResponderExcluirMenina, que resenha apaixonada! É depressão pós livro na certa kkkk Adorei conhecer um pouco mais do enredo do livro que com certeza vai subir na pilha de leitura \o/
O importante que o
feriado está ai, e vou dividir meu tempo de leitura com os estudos \o/
Bjs!
Pode deixar! Em breve devo ler esse livro. Mas pensa: não é ótimo encontrar um livro que mexa com a gente? Odeio pegar historinhas mais ou menos... Bjs!
ResponderExcluir2012/4/2 Disqus <>
Oi Leninha!
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha desse livro que li e simplesmente adorei!
É muito bom quando uma leitura além de emocionar, provoca em nós reflexão e o desejo de poder ajudar, de ser útil.
Vou anotar esse livro na minha lista de futuras leituras!
Bjos
Esse livro está na minha lista de desejados desde quando li a sinopse dele. Mas em nenhum blog, achei uma resenha tão dedicada e delicada assim.
ResponderExcluirQuero me emocionar sim, chorar, vibrar, me indignar com a leitura desse livro.
E como vc mesma citou, ainda é real , pq acaba acontecendo todos os dias, até hoje.
Bjs bjs...
Muito boa a sua resenha e estou cada vez mais ansiosa para ler esse livro!
ResponderExcluirA capa é linda, a sinopse intrigante e a ihistória emocinante, realmente é um livro que não pode faltar na minha estante ;)
Renata
http://escutaessa.blogspot.com/
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa