No último mês estive às voltas com uma atividade muito importante. Fui selecionada entre 50 leitores para fazer a resenha do livro O Pão da Amizade - Darien Gee, no Concurso promovido pela Livraria Cultura e a Editora Lua de Papel / Leya. A promoção O Pão da Amizade - O leitor é quem importa.
Claro que não podia deixar de mostrar aos seguidores, leitores e amigos do Sempre Romântica a minha resenha. E dizer com muito orgulho que entre os 30 premiados, minha resenha ganhou em 1° lugar. Fiquei muito, muito feliz de verdade.
Segue a resenha para a degustação de todos, assim como em breve todos poderão degustar o livro.
O Pão da Amizade - Darien Gee
Darien Geen escreve com a simplicidade, a beleza e a empatia de quem nos é próximo afetivamente. Tudo em seu estilo evoca sentimento.
O Pão da Amizade é um livro comovente. Através das experiências vividas pelos personagens, o texto cria uma comunicação próxima do leitor. Sendo assim, cada uma das histórias contadas sugere contato, conexão.
O drama da mãe que, ao perder o filho, recusa-se a perdoar gerando consequências dolorosas para si e sua família; na história de uma mulher e o seu casamento em crise; no caso de uma senhora e os seus traumas antigos; e nos novos laços de amizade que se formam.
Cada conflito existente no livro vem de uma ação do passado, e a autora atinge o leitor, tornando-o também parte da história.
Ao estabelecer o elo entre o leitor e a história contada, a autora nos convence de que a narrativa faz sentido. Isto é, convence-nos de que o sentido do pão é muito mais metafórico do que literal. O Pão nada mais é do que uma ponte de ligação entre pessoas diferentes, unidas em prol de um ato cotidiano e comum como o de cozinhar.
É notável o percurso do Pão pela cidade de Avalon como agente de mudanças a formar uma grande corrente de união e amizade. Sendo assim, o livro projeta no Pão significados que vão além da necessidade alimentar. O que se aplaca é a fome afetiva e o que se busca é a nutrição da alma. No tocar, no fazer, no misturar, no sovar, no fatiar o Pão, dá-se forma ao que se faz. Evocam-se sentimentos, lembranças de eventos significativos que, ao serem vivenciados na memória, abrem caminhos para a cura emocional.
Enfim, O Pão da Amizade é um livro que nos faz repensar nossos valores, nos pega pela mão e nos conduz à reflexão. E assim, ponderamos sobre nossos erros. Lembramo-nos das pessoas que deixamos para trás e nas palavras que deixamos de dizer. Uma leitura pela qual se aprende o valor do perdão, a importância de fechar um ciclo para abrir outro, a amar sem julgar os atos cometidos. Especialmente, aprende-se a tomar posição na vida a despeito das críticas alheias.
O Pão da Amizade e a sua mensagem permanecem no leitor mesmo após o término da leitura.
Por tudo isso, é um livro tocante. Não à toa, é para se ler com o coração aberto e espírito livre.
Uma obra original, de grande valor reflexivo e especial interesse para os leitores apaixonados pela vida.
Da minha parte, senti-me convidada a fazer o Pão e a propagar, entre os meus, o sabor da amizade por meio de um ato simples: o de seguir as receitas ao final do livro.
Parabenizo também as amigas que participaram do concurso: Thais Turesso, Ana Carla, Flávia Kelly, Denise entre outras.Agradeço às Livraria Cultura e a Editora Lua de Papel / Leya pela oportunidade de participar desse concurso único. Espero que outros ainda aconteçam e nos brindem com livros tão maravilhosos quanto O Pão da Amizade!Então é isso! Valeu a experiência com toda a certeza.
2º lugar! tudo bem, até eu adorei a sua resenha!
ResponderExcluirPaola
uma-leitora.blogspot.com
Lena, Parabéns por ter ganho o concurso. Isso mostra o quanto você consegue encantar com suas resenhas.
ResponderExcluirEstou louca para ler esse livro. Assim que tiver a chance irei lê-lo.
Beijos
Oi Leninha!
ResponderExcluirSua resenha mereceu ganhar, ficou excelente.
Ah! E o livro parece ser muito bom...
Bjs
Oi amada, não estou conseguindo comentar de outra forma. Seguidora: Kah
ResponderExcluirVamos ao que interessa.
Parabéns por sua resenha. Na verdade, tenho lido só resenhas ótimas sobre este livro e estou doida para ler, espero que logo logo eu tenha essa oportunidade.
Bjoks.
http://baby-buch.blogspot.com/
Ah brigada, parabéns pra vc e pra tds as pessoas que participaram.
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima!!!
E que venham outros Concursos iguais a este *.*
Bjs
Obrigada Leninha!!!!
ResponderExcluirSua resenha super merecida do prêmio. Escrita de alma e coração, o livro é profundo e maravilhoso, que muitos possam ler ele também.
Beijokas :)
Gente o livro é muito bom, super recomendado!! Parabens Leninha, sua resenha fico ótima, mereceu.
ResponderExcluir@dnisin
Parabéns, Leninha!!!! Sua resenha está excelente!!Tive o privilégio de ler e participar deste concurso. Este livro é belíssimo, espero que faça muito sucesso em nosso país. É uma história encantadora. Beijos
ResponderExcluirPrimeiramente,parabéns! A resenha ficou muito boa!
ResponderExcluirAgora, o livro- parece ser uma estória muito bonita e tocante mas não pude deixar de notar uma certa semelhancia com Escola dos Sabores. Você já leu? É muito bom também.
Mais uma vez, parabéns!!!
Bjos!
Thaís
@sweet_lemmon
http://umaconversasobrelivros.blogspot.com
EU SABIA QUE VC IA GANHAR Leni!!!!
ResponderExcluirAlguém tinha dúvida disso??? kkkkkk!
PARABÉNS, a resenha ficou ótima e vc mereceu vencer!
Bjs!!!!!!!!
Leninha,
ResponderExcluirmais uma vez parabéns.
Com essa resenha ficou bem dificil para as meninas.
Vc escreve super bem e sempre é um prazer enorme ler tudo que vc escreve.
Bjos,
Jê
Oi, Lena.
ResponderExcluirE pensar que você estava nervosa, mas não tinha motivo pra isso. Eu te disse que você ia ganhar, porque acredito em você, no seu talento e na sua inspiração.
Sua resenha só mostrou o quanto nossos sonhos levam-nos a alçar novos caminhos e longos voos.
Amiga, nunca deixe de sonhar! Um dia, ele torna-se realidade. Quem sabe, você ainda não publica um livro com os belos contos que você escreve ou com uma história inspiradora. Você tem o dom e siga em frente que você vai longe!
Sua vitória foi mais do que merecida e parabenizo também todos aqueles que ficaram entre os 30 colocados.
Ansiosa para ler este livro, que parece ser maravilhoso!
Beijos.
Oi, Lena!
ResponderExcluirParabéns pelo primeiro lugar, pela resenha, por tudo amiga! Você merece!
Bjs
Parabéns!
ResponderExcluirSua resenha ficou maravilhosa. E mereceu ganhar :)
Eu não consegui ficar entre os 30 mais valeu a experiência.
O livro é maravilhoso e quero ler outros livros dessa autora.
Beijinhos
Parabéns Leninha! Você arrasou. A sua resenha está maravilhooooosa!
ResponderExcluirLembro que na época foi uma tortura, pois sua resenha não aparecia nas primeiras divulgações de resultado. Mas eu te falei, se lembra? Não aparece pq vc vai estar entre as 5 primeiras. kkkkk
bjokas
Eu já tinha lido a resenha que havia sido divulgada pela cultura, Leninha!!! Essa resenha ficou maravilhosa e realmente merecia o 1º lugar =D
ResponderExcluirEi, Lena! Que resenha mais linda!
ResponderExcluirParabéns pela colocação! Você mereceu, com certeza!
A resenha está linda e tocante... Fiquei com muita vontade de ler... Parece aqueles livrinhos singelos, mas repleto de sentimento...
Bjus,
Náh
NOssa...que legal., parabéns pelo primeiro lugar., achei muito interessante e resenha e pretendo ler o livro em breve...
ResponderExcluirsó fico com medo de ser muito melado esse pão..kkkkk
bjs
eu li esse livro e recomendo...é otimo chorei, ri enfim me emocionei muito com ele.
ResponderExcluir