A ambigüidade da alma humana e o convencionalismo das relações sociais em dez grandes contos, do grande Machado de Assis.
O livro nos mostra um pouco do que foi esse grande mestre da literátura brasileira.
Textos de fácil leitura, às vezes engraçadas, outras sérias, e que revela um pouco dos sentimentos do autor, um "louco" na casca de um mestre.
Um dos textos que mais gostei foi a Cartomante, pois ele mostra o quanto o ser humano pode ter crenças e atitudes que o leva a confiar nas pequenas coisas, a ponto da crença se maior que os sinais.
O ALIENISTA me tocou fundo, nas verdades da loucura e de quanto o medo pode esconder sentimentos, e onde o mais simples dos atos pode se transformar num ato de loucura...
O autor se mostra no medo da criança de ser castigada na escola, nos atos de bondade com punição, no amor singelo e proibido, na loucura de querer fazer o certo, mesmo que isso prejudique os outros...E assim Contos nos abre um leque de opções, nos mostrando que nas mais simples coisas do cotidiano podemos aprender lições para uma vida toda.
Machado..li quase tudo dele na adolescência... benditas (mas às vezes malditas) aulas de Literatura kkkkk
ResponderExcluirWell, confesso q não sou nem um pouco chegada na literatura clássica do Brasil, podem me bater e dizer o que quiser, gosto sim é dos novos escritores (q aliás, são sempre poucos valorizados e sempre comparados com os antigos) Maaaaaasss, Machado é um dos poucos q eu curto, como flaou a Carol, lembro bem das benditas aulas de literatura, hahaha! Beijos!
ResponderExcluirVou ser sincera, leio muito pouco livros escrito por autores brasileiros, mas li alguns que gostei muito, Dom Casmurro, que apesar de linguagem ser muito dificil, tendo que ler com um dicionário ao lado, a estória é muito boa, Luzia Homem é outro livro que gostei e Cidade de Deus, mas há outros autores que corro igual, ao diabo da cruz, tipo, Paulo Coelho(eca) e Jô Soares, e morro de vergonha de dizer que nunca li nada de Jorge Amado..rs
ResponderExcluirBjos
Machado..li quase tudo dele na adolescência... benditas (mas às vezes malditas) aulas de Literatura kkkkk (2)
ResponderExcluirCarol falou tudo! Ainda bem que nos obrigavam a ler!
bjos
hã, gosto muito não...
ResponderExcluirComo as meninas ai em cima li alguma coisa na escola rsrs mas tem tanto tempo e acho que traumatizei kkkkkkk
ResponderExcluirquem sabe agora eu goste ne :p
bjooo
Querida: A Cartomante é um conto famosíssimo e do qual gosto muito (de verdade!!)
ResponderExcluirBjks
Alê
Estou fazendo a primeira promoção lá no blog! =)
ResponderExcluirDraculea - O Livro Secreto dos Vampiros
http://escrevendoloucamente.blogspot.com/2010/04/promocao-draculea-o-livro-secreto-dos.html
Entra lá! Bjos!
Aline
Eu adoro os clássicos, assim como adoro Machado de Assis. Obrigada pela dica e pela resenha!
ResponderExcluirBjs! ;)
Há alguns anos peguei emprestado do meu irmão os 3 volumes da Aguilar com a obra completa do Machado de Assis e li tudinho. Demorou um pouco, mas valeu a pena. Confessso que passar pelas poesias foi um sufoco, mas os romances e contos são ótimos.
ResponderExcluirQuem gosta de Jane Austen e sua ironia social provavelmente vai adorar Machado; ele disseca a hipocrisia da sociedade carioca da época com muita classe, e por incrível que pareça é muito divertido.
Grande abraço!
Olha, não tenho vergonha de admitir que nunca li nada do MA, e nem me sinto muito tentada, por não fazer o meu estilo.
ResponderExcluirSe bem que, ao ler que ele foi comparado com Jane Austen, que eu ADORO, fiquei um pouco curiosa.
Abços!
Eu gostei muito da sua resenha. Como muitas, so' li Machado de Assis na escola e na faculdade. Vou coloca'-lo na minha lista. Beijos
ResponderExcluirEu sou uma dessas que nunca leu Machado. Depois da sua resenha acho que deveria.
ResponderExcluirAbraço!
Gosto muito do Machado, tenho alguns títulos dele, mas esse eu ainda não li. Vai para minha listinha.
ResponderExcluirBjo
Escolha interessante, amo machado de Assis e o Alienista é muito bom!!
ResponderExcluirTascou um Machadão, Leninha! Escolha máxima. Eu li esse livro há muiiiito tempo atrás. Deu-me vontade de relê-lo agora.
ResponderExcluirÒtima participação, garotinha!
Beijocas